sábado, 15 de junho de 2013

 O  Avestruz
Crônica
Situação de aprendizagem - Publico Alvo 5ª série
Turma 6 – Grupo 3


__  Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto,

__ Disponibilizar várias imagens de avestruzes,

__ Questionar: Que animal é esse?
                        Onde vive?
                        O que  ele come?
                        O que o título sugere?

__ Perguntar aos alunos o eles acham que será  tratado no texto / crônica.

Durante a leitura

Letura colaborativa ou compartilhada.

Realizar inferências  sobre o vocabulário e expreções:  TPM, Floripa, Higienópolis, etc.
Que  tipo  de  texto  é  esse?  Um  artigo  cietífico  ou  narração?
Informar quais os gêneros que podem ser encontrados dentroda tiplogia narrativa.
Enfatizar que esse texto "Avestruz" é uma crônica, atentando para as características do mesmo.
Ao final da leitura    Verificar se os argumentos foram convicentes  e resolveu o problema.
Questioná-los sobre o entendimento do texto e o porquê  do menino ter mudado de idéia.
Produção escrita coletiva aprofessora deverá escrever na lousa, e os alunos sendo os coautores do texto.  Após feito o texto podem produzir hitórias em quadrinhos.
Para finalizar passar o filme "os pinguins do papai", que fala sobre um presente inusitado.

Jocélia de F F Terciani

2 comentários:

  1. Muito bom Jocélia,e para acrescentar todo esse trabalho, poderá enriquece-lo com um passeio até o "Zoológico" onde poderão conhece-lo e tirar suas dúvidas com toda a observação feita por esse estudo do meio.

    ResponderExcluir
  2. E após esse estudo, pedir que eles façam um relato de todo esse conhecimento obtido.

    ResponderExcluir