O Avestruz
Crônica
Situação de aprendizagem - Publico Alvo 5ª série
Turma 6 – Grupo 3
__ Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto,
__ Disponibilizar várias imagens de avestruzes,
__ Questionar: Que animal é esse?
Onde vive?
O que ele come?
O que o título sugere?
__ Perguntar aos alunos o eles acham que será tratado no texto / crônica.
Durante a leitura
Letura colaborativa ou compartilhada.
Realizar inferências sobre o vocabulário e expreções: TPM, Floripa, Higienópolis, etc.
Que tipo de texto é esse? Um artigo cietífico ou narração?
Informar quais os gêneros que podem ser encontrados dentroda tiplogia narrativa.
Enfatizar que esse texto "Avestruz" é uma crônica, atentando para as características do mesmo.
Ao final da leitura Verificar se os argumentos foram convicentes e resolveu o problema.
Questioná-los sobre o entendimento do texto e o porquê do menino ter mudado de idéia.
Produção escrita coletiva aprofessora deverá escrever na lousa, e os alunos sendo os coautores do texto. Após feito o texto podem produzir hitórias em quadrinhos.
Para finalizar passar o filme "os pinguins do papai", que fala sobre um presente inusitado.
Jocélia de F F Terciani
Muito bom Jocélia,e para acrescentar todo esse trabalho, poderá enriquece-lo com um passeio até o "Zoológico" onde poderão conhece-lo e tirar suas dúvidas com toda a observação feita por esse estudo do meio.
ResponderExcluirE após esse estudo, pedir que eles façam um relato de todo esse conhecimento obtido.
ResponderExcluir