Público - alvo: 9º ano
PAUSA
Moacyr Scliar
1. Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:
Apresentar apenas o título nesse primeiro momento
Levantar hipóteses a partir do título, o que os alunos entendem como “Pausa”. (Sobre o que vai falar? Por que tem esse título?)
Disponibilizar figuras que representem “Pausa” para estabelecer e nortear a discussão proposta.
2. Localização de informações; comparação de informações; generalizações:
Apresentar o texto fragmentado aos alunos, pedir a eles que façam a leitura do texto para gerar expectativa conforme se avança na leitura. Pode ser usado o Datashow durante a apresentação da atividade . (É importante nesse momento o aluno ter acesso ao texto todo)
Entregar partes do texto para que os alunos, em grupos ou individualmente, façam a leitura e levantem hipóteses; depois fazer o agrupamento do texto para checar as informações.
Pedir aos alunos que identifiquem, no 1º parágrafo do texto, marcadores temporais que demonstrem a pressa de Samuel.
3. Produção de inferências locais e globais
Fazer um debate em sala
No início da leitura do texto, imagina-se que Samuel realmente fosse trabalhar, entretanto, a partir do momento em que ele para o carro deixando-o a dois quarteirões do seu destino, percebe-se que ele não está indo trabalhar. A partir desse momento, há a expectativa de que ele vá a um encontro amoroso, porém, no final, descobre-se que a personagem procura um espaço para que possa fugir da realidade em que vive.
4- Recuperação do contexto de produção
Atentar sobre as características do gênero textual conto
Finalidade do gênero
Perfil dos interlocutores
Suporte
Tema
Estrutura
Linguagem
5- Intertextualidade
Filme: Click
Música: Silêncio das estrelas – Lenine
Música– O dia que não terminou - Detonautas
6- Ao final da leitura
Questionar os alunos sobre o que há em comum entre o texto “Pausa” e a letra das músicas “Silêncio nas estrelas” e “O dia que não terminou”.
7- Percepção de outras linguagens, elaboração de apreciações estéticas
Produção de uma crônica pelos alunos
Leitura da produção textual feita por outro colega da classe (sugerir a divis
Apresentação dos textos produzidos para a classe
Entrega das atividades ao professor
Correção dos textos e devolução dos mesmos aos alunos
Reescrita dos textos
Confecção de um livro de crônica da turma (manual ou digital)
Apresentação do material confeccionado à classe.
Maria da Glória
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