sábado, 15 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem – Turma 4 – Grupo 3

Público - alvo: 9º ano

                                   PAUSA

                                                  Moacyr Scliar

1.  Ativação de conhecimento de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses:

Apresentar  apenas o título nesse primeiro momento
Levantar hipóteses a partir do título, o que os alunos entendem como “Pausa”. (Sobre o que vai falar? Por que tem esse título?)
Disponibilizar  figuras que representem “Pausa”  para estabelecer e nortear a discussão  proposta.

2.  Localização de informações; comparação de informações; generalizações:

Apresentar o texto fragmentado aos alunos, pedir a eles que façam a leitura do texto para gerar expectativa conforme se avança na leitura. Pode ser usado o Datashow durante a apresentação da  atividade . (É importante nesse momento o aluno ter acesso ao texto todo)
Entregar partes do texto para que os alunos, em grupos ou individualmente, façam a leitura e levantem hipóteses; depois fazer o agrupamento do texto para checar as informações.
Pedir aos alunos que identifiquem, no 1º parágrafo do texto, marcadores temporais que demonstrem a pressa de Samuel.

3.  Produção de inferências locais e globais

Fazer um debate em sala
No início da leitura do texto, imagina-se que Samuel realmente fosse trabalhar, entretanto, a partir do momento em que ele para o carro deixando-o  a dois quarteirões do seu destino,  percebe-se  que ele não está indo trabalhar. A partir desse momento, há a expectativa de que ele vá a um encontro amoroso, porém, no final, descobre-se que a personagem procura  um espaço para que possa fugir da realidade em que  vive.

4- Recuperação do contexto de produção

Atentar sobre  as características do gênero textual conto
Finalidade do gênero
Perfil dos interlocutores
Suporte
Tema
Estrutura
Linguagem

5-  Intertextualidade

Filme: Click
Música: Silêncio das estrelas – Lenine
Música– O dia que não terminou  -  Detonautas
6-  Ao final da leitura

Questionar os alunos sobre  o que há em comum entre o texto “Pausa”  e a letra das músicas “Silêncio nas estrelas” e  “O dia que não terminou”.

           7-  Percepção de outras linguagens, elaboração de apreciações  estéticas

Produção  de uma crônica pelos alunos
Leitura da produção textual feita por outro colega da classe (sugerir a divis
Apresentação dos textos produzidos  para a classe
Entrega das atividades ao professor
Correção dos textos  e devolução dos mesmos aos alunos
Reescrita dos textos
Confecção de um livro de crônica da turma (manual ou digital)
Apresentação do material confeccionado à classe.
                                                Maria da Glória

Nenhum comentário:

Postar um comentário