segunda-feira, 17 de junho de 2013

MEU PRIMEIRO BEIJO

WALCYR CARRASCO

Meu primeiro beijo
Antônio Barreto

Leitor fluente — 6o e 7o anos do Ensino Fundamental
Fazer uma intertextualidade com o film : Meu primeiro beijo de" Walcyr Carrasco"


* Ativar o conhecimento do mundo
. Trabalhar com o título do texto
. Expectativas em relação ao primeiro beijo
. Sobre o que vai tratar o texto

* Localização de informações; comparações; generalizações
. Localizar o espaço eo tempo
. Identificar a temática
. O tratamento em relação a linguagem



UM POUCO SOBRE O AUTOR DO FILME QUE SERÁ FEITA A INTERTEXTUALIDADE

Walcyr Carrasco nasceu em Bernardino de Campos (SP), em 1951, e foi criado em Marília. Depois de cursar jornalismo na USP, trabalhou em redações de jornais, escrevendo desde textos para coluna social até reportagens esportivas. É autor das peças de teatro O terceiro beijo, Uma cama entre nós, Batom e Êxtase, sendo que esta última conquistou o prêmio Shell de Teatro, um dos mais importantes do país. Muitos de seus livros infanto-juvenis já receberam a menção de “Altamente recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Entre suas obras publicadas, estão: 
Irmão negro, O garoto da novela, A corrente da vida, O menino narigudo, Estrelas tortas, O anjo linguarudo, Mordidas que podem ser beijos, Em busca de um sonho e A palavra não dita (todos pela Moderna). Também escreveu minisséries e novelas de sucesso, como Xica da Silva, O Cravo e a Rosa, Chocolate com pimenta, Alma gêmea, Sete Pecados, Caras & Bocas e Morde & Assopra. Também se dedica às traduções e adaptações. 
Além dos livros, Walcyr Carrasco é apaixonado por  bichos, por culinária e por artes plásticas. É membro da Academia Paulista de Letras, onde recebeu o título de Imortal.

RESENHA

Nada mais difícil do que ser filha de uma mãe deslumbrante de tão linda, com todos os homens do mundo caindo-lhe aos pés. Especialmente se,  ao invés de puxar a ela, acaba-se puxando ao pai com seu nariz de guarda-chuva. E pior ainda,  quando se descobre a necessidade de usar óculos e um garoto filho de mexicanos, colega da escola, insiste no desagradável apelido de bezerra de quatro-olhos. Esse é o dilema da pequena Clara, uma esperta e enfezada garota de seis anos de idade, bastante preocupada porque está fi cando velha e nunca arrumou um namorado, enquanto a mãe recusa todos os seus pretendentes, apegada à imagem do pai da menina, seu marido morto há muitos anos. Inventiva e impulsiva, a garota cria toda a espécie de confusão ao inventar que namora Braz, caminhoneiro e antigo apaixonado de sua mãe. Mas, no fi m das contas, tudo termina com um final feliz: Braz e sua mãe se casam, e Clara, vestida de dama de honra, dá enfim seu sonhado primeiro beijo – em Rosendo, o menino mexicano com quem tantas vezes ficara furiosa.

COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA

Meu primeiro beijo trata-se de uma bem-humorada narrativa em primeira pessoa, que adquire seu encanto pela personalidade marcante da narradora, que não se enquadra, de modo algum, no estereótipo de uma garota boazinha e delicada. 
Clara é irrequieta, um tanto raivosa, mentirosa e desobediente – e, ainda assim, doce. E, principalmente: julga-se tão madura quanto qualquer adulto, capaz de decidir o que é melhor para si e para os outros. O autor trata de um tema bastante presente na vida dos jovens leitores: a dificuldade de lidar com a autoimagem, e as expectativas, muitas vezes pouco realistas, que criamos em relação ao amor. Clara torna o leitor seu cúmplice e o diverte com suas tiradas sinceras e cortantes.

QUADRO-SÍNTESE
PROPOSTAS DE ATIVIDADES

Antes da leitura
1. O título do livro já indica de modo bastante direto um dos temas abordados pela história e cria no leitor uma expectativa por esse beijo que já se sabe que acontecerá. Leia com seus alunos o texto da quarta-capa e proponha que tentem criar hipóteses a respeito do desenrolar da trama.
2. “Ela quer ser uma garota normal, mas sua vida é tão complicada!” Provavelmente, muitos de seus alunos vão se identificar com essa frase. Porém, afinal de contas, o que é uma garota ou um garoto normal? Levante o debate.
3. Certamente, a maneira como a juventude atual lida com o amor é bastante diferente da experimentada por gerações anteriores. Proponha que seus alunos realizem entrevistas com seus pais e avós e procurem descobrir como cada geração lidou com o amor entre jovens. Prepare as perguntas com antecedência e sugira que registrem a conversa com um gravador.
4. Leia com os alunos o texto a respeito do autor, para que conheçam um pouco mais da trajetória 
de Walcyr Carrasco.

Durante a leitura
1. Sugira que os alunos verifi quem se as hipóteses que levantaram a respeito da narrativa se confi rmam ou não.
2. Estimule-os a tentar adivinhar, enquanto leem, quem seria, afi nal, o parceiro do tão sonhado 
primeiro beijo.
3. Diga à turma que procure prestar atenção aos momentos em que a narradora se dirige diretamente ao leitor ou faz considerações a respeito do ato de escrever.
4. Embora a trama se desenrole de modo relativamente linear, a narração faz saltos no tempo para contar a história de alguns dos personagens; esse fenômeno ocorre inclusive com períodos anteriores ao nascimento da personagem-narradora. Chame atenção para tais Trackbacks.
5. Peça aos alunos que prestem atenção na maneira pela qual, em diversos momentos, os mesmos eventos são encarados de forma totalmente diferente pela narradora e pelos adultos. Veja se notam como esse desnível cria efeitos de humor.
6. Solicite também que observem as ilustrações do livro, procurando perceber a relação entre texto e imagem.

Depois da leitura
1. O enredo de uma das mais famosas comédias de Shakespeare, A Megera Domada, conta como nasce um amor inesperado entre dois personagens que, como Clara e Rosendo, a princípio sentiam uma flagrante antipatia um pelo outro. Escolha algumas cenas da peça para ler com a turma (de preferência, incluindo entre elas a cena em que os dois se conhecem no que é praticamente um duelo de insultos). Chame atenção para a maneira como se estrutura um texto teatral (divisão em atos e cenas, nomes dos personagens indicando de quem é a fala, rubricas, etc.). Sugerimos a tradução de Millôr Fernandes, que preserva o humor e a fluência do texto original, publicada pela editora L&PM. 
2. A história de Nina, mãe de Clara, nos remete, por sua vez, a outro texto teatral, O urso, de Tcheckov, peça curta em um ato em que uma bela mulher insiste, por orgulho, em manter-se fiel ao marido morto. Leia com seus alunos o texto da peça e proponha uma comparação entre as duas personagens.
3. Assista com a classe ao filme Meu primeiro amor, de Howard Zieff, que, assim como o livro de Walcyr Carrasco, aborda uma gama de temas mais vasta do que seu título sugere. Provavelmente, notarão como as duas protagonistas, Vada e Clara, têm muitas semelhanças: Vada, assim como Clara, é órfã (mas de mãe, e não de pai), julga-se adulta, apaixona-se perdidamente por um homem mais velho e menospreza o que sente por um colega da sua idade.
4. Meu primeiro beijo termina com um final feliz, porém, a infância e a adolescência são quase sempre uma época repleta de amores platônicos não correspondidos. Charlie M. Schulz, em suas tiras Peanuts, retrata muito bem esse aspecto dolorido do amor na infância: Charlie Brown, seu tímido protagonista, cultiva um amor platônico pela misteriosa Garotinha Ruiva, que nunca aparece nas tiras; Snoopy ama Lucy, que não consegue chamar a atenção de Schroeder, que só quer saber de seu piano; Sally vive atrás de Linus, que só tem olhos para sua professora Miss Othmar. Vale a pena procurar em bibliotecas algumas tiras sobre o tema para ler com seus alunos. No youtube, é possível encontrar uma animação em que Charlie Brown fala de seu amor platônico pela Garotinha Ruiva: www.youtube.com/watch?v=39VJ1Z9y038&feature=related (acesso em 28/jun./2012).
5. Instigue seus alunos a recontarem a história de Meu primeiro beijo, em primeira pessoa, do ponto de vista de Rosendo. Como ele lida com o fato de viver num país estrangeiro? Quando percebeu que gostava de Clara? Como se sentiu quando soube de seu suposto namoro com um adulto?

DICAS DE LEITURA
◗ do mesmo autor
O mistério da gruta. São Paulo: Moderna.
A corrente da vida. São Paulo: Moderna.
Histórias para a sala de aula. São Paulo: Moderna.
O anjo linguarudo. São Paulo: Moderna.
Irmão negro. São Paulo: Moderna.
◗ sobre o mesmo assunto
Luna Clara e Apolo Onze, de Adriana Falcão. São Paulo: Salamandra.
Livro da 1a  vez, de Otávio Frias Filho. São Paulo: Cosac e Naify.
Confi dencial, de Ivana Arruda Leite. São Paulo: Editora 34.
Limeriques de um Bípede apaixonado, de Tatiana Belinky. São Paulo: Editora 34.
As mil taturanas douradas, de Furio Lonza. São Paulo: Editora 34.
Thatiane de Oliveira Lima

Um comentário:

  1. Quando percebeu que gostava de Clara? Como se sentiu quando soube de seu suposto namoro com um adulto? *

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